Leia nessa publicação o que é a infraestrutura para ar condicionado, quais materiais são necessários e alguns benefícios
Infraestrutura para ar condicionado consiste em preparar o local que será climatizado para a posterior instalação do aparelho.
Mas como preparar o local?
Bem, é sobre isso que irei tratar nesse artigo e também sobre pontos a considerar sobre a infraestrutura, os benefícios e o que pode ou não estar incluído na pré-instalação.
Para realizar a infraestrutura do ar condicionado são necessários alguns materiais.
As caixas de passagem são ideais para instalações de qualquer marca ou capacidade de condicionadores de ar tipo Split.
Todas as caixas de passagem possuem tampas, o que garante um detalhe adicional de acabamento.
Essas caixas podem ser aplicadas em paredes de gesso acartonado (dry wall), alvenaria estrutural (blocos de 29 e 39 cm), madeira ou tijolos de cerâmica.
Com relação à tubulação de cobre temos que ter cuidado pois há diferentes marcas de aparelhos, capacidades e duas tecnologias para ar condicionado: convencional ou inverter.
Isso deve ser levado em consideração na hora de fazer a pré-instalação porque se por exemplo for decidido instalar um ar condicionado de 18.000 BTU/h, algumas marcas usam tubo de cobre com diâmetros de 1/4 e 5/8 e outras 1/4 e 1/2.
Caso seja colocada uma tubulação de um certo diâmetro e depois for instalado um aparelho com outro diâmetro de tubulação, terá que ser feita uma adaptação durante a instalação e isso pode reduzir a eficiência do aparelho.
Outro ponto importante durante a infraestrutura para ar condicionado.
Com relação ao isolamento da tubulação de cobre há dois pontos que devem ser observados.
Primeiro ponto a considerar é que cada tubulação deve ser isolada individualmente para que o ar condicionado funcione sem perder eficiência.
Segundo, é se o aparelho é convencional ou inverter pois os condicionadores de ar inverter necessitam de um isolamento de alta resistência.
O cabo pp ou de comando é o que faz a comunicação entre as unidades evaporadora e condensadora.
Algumas empresas de ar condicionado não incluem o capo de comando na infraestrutura e nesse caso deixam um “arame” de uma ponta a outra para que depois na hora da instalação o instalador consiga inserir o cabo pp através da infraestrutura.
Mas por que elas não incluem o cabo?
Por que o metro desse cabo é caro e assim elas podem baratear os custos dela.
Mas o principal motivo é que a interligação entre evaporadora e condensadora muda dependendo da marca, da capacidade e do tipo de ciclo do aparelho de ar condicionado.
Geralmente em aparelhos com ciclo só frio usam cabo pp de 3 ou 4 vias.
Já os com ciclo quente e frio podem usar 4 ou mais vias dependendo da capacidade do aparelho.
Então passar um cabo pp durante a infraestrutura para ar condicionado pode ser arriscado pois uma vez colocado fica muito difícil trocá-lo, caso necessário.
Ah, uma observação!
Apesar desses cabos pp terem um bom isolamento é uma boa prática fazê-los passar por conduítes ou tubos corrugados.
Todos esses materiais necessários para a pré-instalação do ar condicionado são encontrados em lojas de refrigeração como a Frigelar e a Dufrio.
Aqui estão algumas coisas importantes a considerar ao planejar a infraestrutura para o seu sistema de climatização:
Seguem abaixo alguns benefícios da pré-instalação para ar condicionado
Se você quiser fazer a infraestrutura para seu aparelho condicionador de ar no imóvel que está construindo ou mesmo no seu imóvel já pronto, entre em contato conosco.
Escreva seu comentário